-
Papa Lava Os Pés De Jovens Infratores Em Ritual Da Quinta-Feira Santa
-
'Qualquer um de nós' pode cair em pecado, disse Francisco
- Por Anderson Santos
- 06/04/2023 22h00 - Atualizado há 1 ano
Em um ritual de Quinta-feira Santa simbolizando a humildade, o Papa Francisco lavou e secou os pés de uma dezena de residentes de uma instituição para menores infratores, em Roma, assegurando-lhes sua dignidade e dizendo-lhes que “qualquer um de nós” pode cair em pecado.
Francisco repetiu o ritual em 12 residentes que cumprem pena na instalação. Ele se inclinou e derramou água em um pé de cada um, então usou uma toalha branca para secar suavemente o pé antes de beijá-lo.
Quando o papa ergueu os olhos para eles e sorriu, eles apertaram sua mão e a beijaram. Muitos dos jovens cochicharam no ouvido de Francisco, e ele conversou brevemente com eles.
A Última Ceia
O ritual lembra o lava-pés que Jesus realizou em seus 12 apóstolos em sua última ceia juntos antes de ser levado para ser crucificado.
Jesus “lava todos os nossos pés”, disse Francisco a várias dezenas de residentes reunidos na capela da prisão. “Ele conhece todas as nossas fraquezas”, disse.
Francisco explicou que o lava-pés “não era folclore”, mas um “gesto que anuncia como devemos ser uns para com os outros”.
Ainda assim, disse ele, “qualquer um de nós pode escorregar” e cair em desgraça.
Papa celebrando missa — Imagem: reprodução
O pontífice, que tem um problema crônico no joelho, navegou pelos pequenos espaços da capela sem ajuda, somente com uma bengala, embora tenha usado uma cadeira de rodas para sair após a aparição de aproximadamente 90 minutos.
No sábado, Francisco recebeu alta de um hospital de Roma, onde foi tratado de bronquite.
O Vaticano disse na época que cumpriria a programação completa da Semana Santa, incluindo a procissão da Via Sacra da Sexta-feira Santa no Coliseu de Roma e a missa do Domingo de Páscoa na Praça de São Pedro.